O COMETA (THE COMET) by Lancelot

O super-herói O COMETA (THE COMET), que fora publicado, inicialmente, pela MLJ Comics, editora conhecida pelos seus sócios Morris Coyne, Louis Silberklein e John Goldwater., surgiu em 1939 e veio a aparecer na primeira edição da revista PEP Comics # 1, em janeiro de 1940, juntamente com Shield.

O personagem foi criado por Jack Cole pai do herói Plastic Man, para publicação na MLJ Comics, companhia que mais tarde mudou seu nome para a sua personagem mais vendido, Archie.

O COMETA (THE COMET), nos quadrinhos, morreu vítima de bandidos, na sua 17 ª aventura por um gangster chamado "Big Boy" Malone (julho de 1941), quando tentava impedir um assalto, foi talvez o primeiro herói a perecer nos comics. Mas na verdade, cá entre nós, quem assassinou O COMETA foi a briga de copyright, que na época movia a indústria dos quadrinhos quando todo e qualquer herói com poderes era processado pela National Periodicals (atual DC comics). Uma batalha jurídica feroz! A verdade é que o COMETA fora assassinado pelos advogados da National.
Aqui no Brasil, em fevereiro de 1942, o Globo Juvenil Mensal, no. 16, publicou, como de costume, mais uma história do Cometa; desta feita, resolvendo um caso de sabotagem na Companhia Construtora Acme. No fim o aviso: "Outra aventura do Cometa, em março." E conforme o prometido, no número seguinte - de março de 1942 -, lá estava o herói. Só que, o título da história era: Morre o Cometa, Nasce o Vingador!

Isto posto a MJL preferiu tirar THE COMET de circulação matando-o, numa inédita e espetacular atitude – matar o herói para escapar da poderosa National. Um fato curioso, e talvez alentador é que surgiu O VINGADOR (THE HANGMAN), irmão do COMETA, para vingar sua morte e assim um novo herói dos quadrinhos...

Um outro personagem, também chamado COMETA, surgia em The Fly # 30 (outubro, 1964). Essa novo THE COMET, com um arco-íris no capacete de cor, bigode fino e sem óculos não se parecia em nada com o antigo.

No Brasil, O COMETA apareceu nas páginas do GIBI MENSAL #238, em setembro de 1940 e seu irmão O VINGADOR (THE HANGMAN), no GLOBO JUVENIL MENSAL # 17. O PORTAL ZINE 41, assim se refere a este super-herói:

“O Cometa surgiu no Brasil, de forma retumbante. Primeiro, o anúncio da terceira capa (interna) do GIBI MENSAL, #238, de setembro de 1940: informando sobre o lançamento de O GLOBO JUVENIL MENSAL. Na relação dos heróis que seriam publicados, o Cometa era caracterizado como "O MAIS IMPRESSIONANTE HERÓI DA FANTASIA!" Na mesma revista, na quarta capa, à cores, o desenho do herói, em pleno vôo; junto, a informação: A NOVA ATRAÇÃO PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA. O GLOBO JUVENIL MENSAL. A sua estréia se deu na capa (e no miolo) do GLOBO JUVENIL MENSAL, #1, de novembro de 1940. Foi, na época, um acontecimento apoteótico, só superado pela história de sua morte publicada no número 16 da mesma revista, em fevereiro de 1942.”








Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
ResponderExcluirHelp, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
Amigo Lancelot
ResponderExcluirCometi o mesmo engano no PORTAL quando afirmei que o Cometa foi o primeiro herói de HQ que morreu. Mas, a seguir, encontrei outro que o antecedeu. Chamava-se 711, identidade civil Daniel Dyce, advogado distrital Criado por GEORGE BRENNER da editora Quality, estreou em agosto de 1941 e foi assassinado pelo vilão Oscar Jones na ediçao 15 de janeiro de 1943 (veja PORTAL 62). Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho
Amigo Queiroz,
ResponderExcluirVoce tem razão e eu também. O COMETA, POSSIVELMENTE, FOI O PRIMEIRO HERÓI QUE MORREU NOS QUADRINHOS, até nossas pesquisas... Mas o 711 foi criado em agosto de 1941 um mês depois da morte do Cometa que morreu em julho de 1941, isto é, realmente o Cometa morreu primeiro. O 711 só morreu em 1943. Então podemos afirmar que o Cometa não foi o único... Portanto ele não antecedeu ao Cometa neste episódio... O Cometa continua sendo o primeiro...
Amigo Queiroz,
ResponderExcluirtenho todos os scans da POLICE COMICS do 001 ao 102 (1941-1950), na edição de #15, janeiro de 1943, quando o 711 foi assassinado, o curioso é que o foi nas mesmas condições da morte do COMETA... 711 foi assassinado pelo gangster Oscar Jones, que foi presenciado por DESTINY, (o equivalente ao HAGMAN), e que mais tarde captura o assassino do herói... DESTINY passa a ser o substituto do 711 nas páginas de POLICE COMICS, grande coincidência não? Outra, mais tarde na revista de número 16 (fevereiro de 1943) o 711 aparece ao Destiny como fantasma... Sua última história foi na POLICE COMICS#37 (dezembro de 1944)
Lance