domingo, 26 de maio de 2013

PILOTO ANDRÓIDE de E C Nickel


PILOTO ANDRÓIDE foi criado por E C Nickel no final dos anos 90, em uma HQ de 8 páginas, chamada "Imortalidade". O personagem central era um andróide que pilotava astronaves uma vez que os humanos não seriam capazes de enfrentar os efeitos físicos e psicológicos das viagens pelo hiperespaço e ou em missões de alto risco...
As aventuras do Piloto Andróide normalmente, se limitavam a isso, mas esse andróide era um pouco diferente: embora obrigado a cumprir as ordens dos seres humanos, possuia ética, compaixão e um senso crítico bastante apurado. Não considera os humanos como semideuses por o terem criado e sim como criaturas cheias de defeitos e imperfeições. Sempre que possível, ele procura cumprir as ordens que lhe são dadas, mesmo estúpidas ou criminosas, de forma a que prevaleça uma certa forma de justiça. 
"Imortalidade" mostra bem isso e foi publicada em preto e branco na revista Areia Hostil #11, em janeiro/2009. Uma versão on-line a cores, em inglês, está disponível no site www.brokenvoice.co.uk.
O personagem, embora coadjuvante dessa primeira aventura, pode voltar em breve:
"Este é um personagem que pretendo desenvolver e criar novas histórias no futuro próximo."(EC NICKEL)


FANTO de Agenor S. Miranda

FANTO é um personagem de Agenor S. Miranda, uma publicação autoral com uma mini-série de 3 edições, em 1997, consignado como publicado pela EBAL (naturalmente só uma homenagem do autor...).
O herói é "um gigante de pele azulada, ele tem força e fúria..." e bastante humor. Na sua única edição existente, apesar de uma mini-série de 3, é um gigante de dois metros, definido como uma alienígena na Terra a defendê-la de seres de outras dimensões como o Dr. Dun e Lorde Trevan... Em outra parte da sua hq, ele seria filho de Tasan-Ade, recolhido na Terra e que "todos de sua espécie devem morrer"...
O alienígena, pela sua definição física, se assemelha em muito ao deus indiano, Ganesha, possibilitando primorosos roteiros a serem desenvolvidos com um personagem tão interessante

sexta-feira, 10 de maio de 2013

THE NEGÃO de Eduardo Kowalewski

THE NEGÃO é uma criação de Eduardo Kowalewski na década de 90... The Negão foi publicado em fanzines, edições independentes e especiais em 1998 pelo os Estúdios Reverbo. O personagem, apesar do estilo "udi-grúde",  é irreverente, alegre, debochado, divertido, sarcástico. se não vejamos o que diz
o próprio autor, em um editorial: "...THE NEGÃO, o personagem mais barra-pesada, mais pavio curto e mais legal do mundo das Histórias em Quadrinhos. Mas afinal, quem é ele? Ele não  é um herói e também não é um vilão, ele não tá nem aí pra essas frescuras! Muita cana, muita mulher, uma boa briga e ver todo mundo se foder: esse é o lema de THE NEGÃO."
O herói (?!), ainda é um artista marcial, um lutador de rua que não dispensa uma boa briga com até mentor e mestre - Shimiju Omurukai,  que o orienta e treina. Sua cidade "natal" é Meretrópolis é um território perfeito para suas aventuras, tramas e inusitadas situações criadas pelo autor. Mas, cuidado, "The Negão não mata, só aleija!"

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ESTEVÃO (Projeto Geonoma) de Alexander Macno

Estevão Lima Ferreira é a personagem principal, criado por Alexander Macno (2011) para trama Projeto Genonoma. Filho único e oriundo de família humilde, ele mora com Dona Fátima e Dona Josefa, suas respectivas mãe e avó. Com onze anos de idade, ele era uma criança como outra qualquer antes de ter os seus poderes, derivativos da bionanotecnologia...
Estevão era um menino que vivia uma vida relativamente normal e modesta... Um bom aluno, apesar das judiações que sofria de uma turma de briguentos da escola. Um dia, numa excursão à uma empresa de tecnologia - a Indústria G-TEA - a vida do pequeno Estevão dá uma reviravolta quando ele encontra um medicamento composto por bionanorrobôs, cujo efeito é a concessão de poderes a quem usufruí-lo. Conforme o desenrolar da trama, Estevão se vê envolvido numa grande conspiração, maquinada por criminosos e assassinos chefiados por uma máfia internacional, até então desconhecida. Também entre em cena Isaac, um garoto de doze anos de idade, sendo um ano mais velho que o protagonista e extraordinariamente inteligente, embora um de seus defeitos seja o de se esnobar diante de quem não o compreende. Filho primogênito de Newton Cordeiro Gallápagos - cientista e chefe do Departamento de Pesquisas da Indústria G-TEA -, às vezes está em clima de contenda ao impor regras e querer monitorar as ações de Estevão, por achá-lo imaturo. A confusão tem início muito antes de saber que Estevão saber que foi geneticamente modificado, o que resulta numa dolorosa lição aos inimigos escolares que, por sua vez, o convidam a fazer parte de uma academia de boxe. E agora, sendo treinado por um lutador profissional linha-dura, a sua vida, tanto quanto a de Newton, correm grande perigo.
O personagem é um super-herói, publicado de forma literária ambientado sem o clichê dos uniformes coloridos e colantes, muito embora, tenha todos os atrativos dos mistérios, perigos e muita ação peculiar dos quadrinhos..

quarta-feira, 8 de maio de 2013

KOREME, A Justiceira das Selvas de Gedeone Malagola

KOREME, uma personagem criada por Gedeone Malagola, na linha "tarzanide", publicada na década de 50... Uma bela loira, como o nome diz, uma justiceira a serviço dos oprimidos seguindo a linha de outras heroínas dos comics da Fiction House...
A bela selvagem tinha suas aventuras ambientadas nas selvas africanas entre leões, feiticeiras, rainhas, caçadores e sacrifícios humanos. No início tinha grande semelhança com Sheena (Fiction House - 1937) mas depois ganhou uma vestimenta mais pessoal...
Foi publicada na revista Congo King, Edição Juvenil - Ciência Ilustrada em 1953 com argumentos do próprio Gedeone.

OPHIDYA, A Rainha Serpente de E.C. Nickel

Ophidya, A Rainha Serpente foi criada em 1981 por E C Nickel para a linha de terror da Editora Vecchi. Foram publicadas ao todo quatro aventuras:
1-Ophidya, A Rainha-Serpente - Sobrenatural #31 - Outubro/1981
2-A Volta da Rainha-Serpente - Sobrenatural #35 - Janeiro/1982
3-Paixão e Veneno - Almanaque de terror #3 - Julho/1982
4-O Monstro da Doutora Stein - Spektro #28 - Agosto/1983

Após a queda da Atlantida e antes dos primeiros registros históricos, Ophidya era uma rainha que fez um pacto com o Demônio: Juventude eterna em troca de almas para o Senhor das Trevas. Aprisionada por um mago, no interior de uma pirâmide na Amazonia, ela adormeceu por milênios, até reviver na época atual, quando sua tumba foi violada por dois arqueólogos. Um deles, Walter, teve seu corpo usurpado por um lacaio de Ophidya e sua mente ficou aprisionada no corpo mumificado daquele. Ophidya vai para uma grande cidade e passa a espalhar o terror, sugando a essência vital de incontáveis humanos para manter sua juventude. A múmia a segue e acaba destruindo a Rainha-Serpente, retornando ao seu corpo. Este é um resumo da primeira HQ.

Na segunda HQ, Walter tem pesadelos com Ophidya e sente que deve retornar à pirâmide para se livrar deles. Um culto de nativos sacrifica uma garota e, graças á sua essência vital, Ophidya retorna à vida. Ajudado por um espírito nativo, que pode assumir a forma de um jaguar negro, Walter derrota os membros do culto e Ophidya foge, transformada numa pequena serpente.

Na terceira HQ, o Demônio entra em cena, revoltado com o fato de Ophidya ter se apaixonado por Walter, revelando seu lado humano. Ele transforma Walter num monstro, a quem Ophidya mata, sem saber que era o seu amado.

Na quarta HQ, uma velha cientista mantém seu esposo vivo graças a transplantes de órgãos. Ao matar um assaltante que invadiu sua mansão, ela transplanta seu coração para o marido e ele revive, como um moderno monstro de Frankenstein. Como ele deseja uma esposa jovem, eles raptam Ophidya, que trabalhava como dançarina em uma boate, planejando transplantar o cérebro da cientista para o corpo da Rainha-Serpente. Como era de se esperar, eles se dão mal...

STONE, O Mercenário de Alexandre Lobão e E.C. Nickel

Criado em 2003, com o roteirista Alexandre Lobão e E C Nickel, Stone viveu numa época remota, como mercenário. Após se aposentar, passa a viver como um fazendeiro, com sua esposa e filha. Seu sossego termina quando um velho companheiro de armas, agora seu inimigo, destrói sua casa, mata sua esposa e rapta sua filha, a mando de um feiticeiro.
Nas ruínas fumegantes de sua casa, Stone empunha novamente sua grande espada e jura resgatar a filha e fazer os assassinos pagarem caro pelo que fizeram. 
O cenário de suas aventuras tem um clima fantástico, numa mistura entre o medieval e o Sci-Fi... Em uma de suas aventuras encontra um viajante do tempo e robôs, claro, na visão de Stone, monstros e um bruxo!
O personagem, apesar de criado em 2003, como um projeto de uma Graphic Novel (48 páginas), debuta na revista Mundo Paralelo 10 anos depois...