segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O ESPÍRITO-QUE-ANDA...




O FANTASMA By Lancelot


Segundo os grandes quadrinhistas, O FANTASMA foi o primeiro herói mascarado. (Aqui neste blog eu vou escrever sobre UM HERÓI DOS COMICS que surgiu primeiro e era mascarado também – aguardem! No Brasil, seu nom era GONGO?!!) Uma magistral criação de LEE FALK e desenhado pelo genial RAY MOORE na sua fase inicial.

Tive contato com O FANTASMA ainda criança através de meu amigo KLEBER, que desenhava os heróis das revistas, em desenhos fidedignos. Foi uma cópia do FANTASMA nadando em um rio que ele fez para mim... Nesta revista a cor do fantasma era roxa e não vermelha como era acostumado a ver... não liguei para o fato, hoje, controverso.

O FANTASMA estreou nas tiras do NEW YORK AMERICAN JOURNAL em 17 de fevereiro de 1936, lá nos EUA. Aqui no BRASIL foi publicado um mês depois – em março do mesmo ano no CORREIO UNIVERSAL, suplemento que circulava em 220 jornais do país. Na edição de número 169 da GAZETA – Edição Infantil ( 2 de dezembro de 1936), o personagem foi publicado com a cor vermelha na história Uma Alma do Outro Mundo.

Em março de 1953 a RGE publicava o primeiro número do FANTASMA MAGAZINE e a partir daí muitas histórias sobre a cor que alternadamente era vermelho e ou às vezes, roxo.


O FANTASMA, aqui entre nós, teve a arte de um brasileiro, que fez a maioria das capas da RGE e até produziu algumas histórias – WALMIR AMARAL.

Nenhum comentário: