segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

“MORRE O COMETA, NASCE O VINGADOR!”




THE HANGMAN (O VINGADOR – no Brasil) by Lancelot

No fatídico julho de 1941, na revista PEP COMICS # 17 a MLJ Comics ( mais tarde ARCHIE COMICS) resolveu dar cabo de um herói colorido e original - THE COMET, numa história escrita do punho de CLIFF CAMPBELL e desenhada por GEORGE STORM. Morre o COMETA!

Claro que este fato teve dois pesos, um a briga das grandes editoras americanos pelos copryrits e outro, o medo dos advogados da National que processavam tudo que fosse “super” mas o fato levou a uma belíssima criação – THE HANGMAN, um lutador motivado pela dor da vingança. Seu irmão John Dickering fora assassinado no seu lugar por gangsters...
Bob Dickering assumiu o manto de um Vingador – THE HANGMAN e também a namorada (!) do COMETA, Thelma Gordon.

Esta história foi publicada (Brasil) no Globo Juvenil Mensal # 16, de fevereiro de 1942 que finalizava com a seguinte frase: "Outra aventura do Cometa, em março." E de acordo com o prometido, no número seguinte - de março de 1942 -, lá estava o herói. Só que, o título da história era: Morre o Cometa, Nasce o Vingador!

THE HANGMAN apareceu nas seguintes revistas: PEP COMICS #17-47; SPECIAL COMICS, #1 (três casos especiais). HANGMAN COMICS, 2-8; BLACK HOOD, 9-10 e LIBERTY COMICS 11, reprises.

2 comentários:

MiGuEl RuDe disse...

lancelot
vc sabe qm pode ser dominio pulbico desses personagens antigos?ddne

Lancelot disse...

Miguel,

A granda maioria destes personagens cairam em Public Domain, devido o tempo, como se fossem cultura popular aqui no Brasil. No caso em questão, os personagens da MLJ, somente os da Golden Age, podem ser reutilizados sem serem questionados os direitos. As VERSÕES, subsequentes, tanto na Archie, quanto na DC, não são autorizadas para novos empreendimentos e ou novas reproduções, salvo divulgações, referências, notas enciclopédicas, citados os diretos e créditos de criação. Bom questionamento...

Lancelott