sábado, 28 de julho de 2012

SOMBRA DA NOITE by Ataíde Braz & Neide Harue

SOMBRA DA NOITE é uma recriação de Drácula de Bran Sotoker por Ataíde Braz e Neide Harue, publicado em 1985 pelo Nova Sampa... O personagem ganhou uma personalidade toda especial, muito embora, o roteira siga as sequências do romance original. Sombra da Noite pode perfeitamente, figurar como uma versão alternativa de Drácula, pois era um jovem intempestivo, audacioso, questionava a imortalidade, muito diferente da estética original, cabendo aqui afirmar tratar-se de uma genuína criação nacional... Ataíde Braz afirmou certa vez em uma entrevista: "Eu não aceitava essa idéia mística sobre o vampiro; Influenciado pelo meu gênero favorito, eu pensava no vampiro como uma mutação genética. Foram longas discussões sobre isso com a Neide. Mesmo não me agradando, aceitei que as questões místicas, os dogmas da personagem, não podiam ser ignoradas."
A Sombra da Noite foi publicado em 5 edições e mais uma edição encadernada, todos pela Nova Sampa. 

4 comentários:

João Guilherme disse...

Drácula, A Sombra da Noite, de Ataíde Braz & Neide Harue é um marco da HQ nacional: revolucionária, ousada, atual, introduziu o traço mangá no Brasil.

João Guilherme disse...

Drácula, A Sombra da Noite, de Ataíde Braz & Neide Harue, é um marco na HQ nacional: revolucionária, ousada, atual, introduziu o traço mangá aos nossos quadrinhos.

mercadodogibi disse...

eu gostei muito dessa história, na época comprei o encadernado, eu recomendo a todos, o traço dela foi melhorando a cada página e a história também

jalarca disse...

O mangá no Brasil não é coisa mais antiga, introduzida pelo Cláudio Seto na década de 70?