terça-feira, 28 de abril de 2015

OS PROTETORES de Darlei Nunez


OS PROTETORES é uma criação do quadrinista Darlei Nunez, desenvolvida ainda nos anos 80... Segundo Darlei: 
"Na década de 80 e até meados dos anos 90, desenvolvi uma quantidade bem grande de material dos PROTETORES, facilitado porque trabalhava em agências de Publicidade. Eram materiais em P&B, com o uso de retículas adesivas, Letraset, tinta guache e nanquim, xerocados e distribuídos em formas de zines. Muito desse material se extraviou nesses anos todos, mas alguma coisa eu ainda tenho guardada..."
OS PROTETORES  tem uma abordagem mais tradicional do "grupo de super-heróis", que os aproxima dos originais americanos como X-Men, Teen Titans e outros. Eles são filhos e descendentes de pessoas que ingeriram medicamentos experimentais que um laboratório multinacional colocou no mercado na década de 60 e 70, desenvolvendo habilidades e superpoderes. Não há aqui a paronóia anti-mutante ou a parafernália tecnológica que costuma cercar os grupos de super-heróis. São jovens, simples e com um desejo comum de fazer a diferença em uma sociedade desigual e injusta como a nossa. 

Os membros principais são: ESTRELA CINTILANTE (Denise Valle), telepata, telecinética e líder do grupo; THERMO (Fernando Nunes), que emite rajadas de plasma e/ou gelo; POTENCIUS (Bruno Lugarne), invulnerável e superforte; CLONE (Paulo Martins), que pode criar duplicatas de seu corpo e se teleportar;SONORO (Davi Guttenberg), que absorve o som ao redor e pode transformá-lo em ondas de choque; FLEXON (Felipe Rosa), cuja pele metálica permite que estique seu corpo e/ou adote as mais diversas formas; JACKIE (Jacqueline Laport), que emite um campo de força que pode ser usado de forma de defesa ou ataque; e CONDOR (Gonzalo Villaverde), que desenvolveu asas e pode voar a grandes alturas e velocidade.
Além desses, também fazem ou já fizeram parte da equipe: ANFÍBIO (Cláudio Torres), RAYO (Arturo Miranda), ELEMENTO (Celso Lopes), REFLEX (Cíntia Dutra), FORÇA MAGNA (Jorge Santana) e QUÍMICA (Rafaela Rigotti). Foram publicados em alguns zines...

Nenhum comentário: