domingo, 3 de fevereiro de 2008

Tocha Humana Original





O primeiro Tocha Humana foi um andróide inflamável, que surgiu em 1939 na revista Marvel Comics n.º 1. Seu autor foi Carl Burgos. Era uma das histórias mensais da revista Marvel Mystery Comics. Depois, a popularidade do herói flamejante o levou a estrelar sua própria revista. Em 1949, as histórias foram interrompidas, regressando por um curto período entre 1953/1954.

Origem
O Tocha Humana Original foi criado por Phineas T. Horton, havendo uma versão de que a tecnologia usada pelo inventor foi a de Kang, o conquistador (um super-vilão do futuro). O andróide lutou na Segunda Guerra Mundial e depois chegou a aparecer em aventuras na Guerra da Coréia. Assim como os outros heróis da Era de Ouro, o Tocha Humana tinha o seu parceiro, o mutante Toro, conhecido no Brasil como Centelha. Surgido na revista própria do Tocha, Centelha ganhou seus poderes ao sofrer a contaminação radioativa adquirida no trabalho de seus pais, que eram cientistas nucleares.

Na década de 60 surgiu o segundo Tocha Humana, integrante do Quarteto Fantástico, um jovem humano que ganhou os poderes em um acidente durante uma viagem espacial.
Nos anos 70 a dupla Tocha Humana Original e Centelha apareceria em novas histórias, ambientadas na Segunda Guerra Mundial, ao lado do Capitão América, Namor e novos personagens como Union Jack e Spitfire, formando o grupo de super-heróis denominado "Os Invasores".
Nos anos 80, John Byrne recontaria a origem do andróide, mostrando que a capacidade de se inflamar não estava prevista pelo seu criador. Sua intenção era criar vida artificial. Devido a essa falha, ele foi desativado e o inventor tornou-se desacreditado.




Era Moderna
Ao mesmo tempo que o segundo Tocha Humana vivia suas aventuras, o Tocha Humana Original ressurgiu em 1966, quando enfrentou o Quarteto Fantástico, enganado pelo vilão Pensador Louco.
Depois especulou-se que o personagem Visão, o sintozóide (Visão era o nome de um personagem criado por Jack Kirby na era de ouro) dos Vingadores fosse o Tocha Humana Original reconstruído. Uma sequência de histórias dos Vingadores escritas por Roy Thomas, que lidavam com o passado secreto do Visão, revelou gradualmente que o corpo do Tocha havia sido encontrado pelo robô renegado Ultron 5 e modificado para se tornar o Visão, sua memória havia sido apagada e seus poderes alterados com a ajuda forçada do criador do Tocha, o professor Phineas Norton. Em outra história, mostrou-se que isso não era a verdade: o corpo do Visão seria um protótipo do Tocha Humana Original, roubado pelo Ultron 5. A semente dessa idéia de reformular a origem havia sido plantada pelo artista Neal Adams e desenvolvida em detalhes pelo escritor dos Vingadores #133-135, Steve Englehart.
Em uma estória de Namor nos anos 60, escrita por Roy Thomas, o Príncipe Submarino enfrenta o que seria o Tocha Humana Original, revivendo os confrontos dos dois nos anos 40. Depois ele descobre que seu oponente era na verdade Centelha, que havia sido enganado por outro vilão para atacar o princípe submarino. Nessa estória, Centelha acaba falecendo.
O verdadadeiro andróide encontrava-se desativado, até que nos anos 80 reviveu e entrou para os Vingadores da Costa Oeste.
Uma história posterior de Roy Thomas em "What If 4" (agosto 1977), plantou a sugestão de que o Visão teria sido feito na verdade a partir de um segundo andróide criado por Norton, chamado Adam II. Isso liberava o Tocha Humana para um possível retorno. Essa idéia foi seguida por John Byrne, que fez a Feiticeira Escarlate reviver o Tocha em uma aventura dos Vingadores da Costa Oeste (West Coast Avengers), procurando respostas sobre seu marido, o Visão, tanto para si quanto para ajudar Ann Raymond, a esposa do Centelha. O Tocha atuou com os Vingadores da Costa Oeste por vários números antes de perder seus poderes para salvar a vida da ex-heroína Sptifire na série de Namor, nos anos 90. Sem poderes, o Tocha hoje vive com Ann Raymond e adota a identidade do humano Jim Hamond.




O Tocha Humana Original tem destacada participação na mini-série Marvels, de Alex Ross. Em belos desenhos são mostradas a sua origem, os confrontos com Namor e a participação no grupo Os Invasores, que lutou contra os nazistas durante a II Guerra Mundial.




Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Links
Tocha Humna no International Hero



Nenhum comentário: