segunda-feira, 17 de novembro de 2008

POR CROM! QUEM DIABOS É HARTAN?!!



CONAN, O Bárbaro by Lancelot.

Caros amigos, temos abordado em especial, os personagens da GOLDEN AGE (1938-1955) e, vocês podem pensar mas CONAN é da década de 70 o que ele faria aqui? CONAN nasceu pela mente criativa de ROBERT E. HOWARD (1906-1936) um texano louco por história antiga, em meados de 1932.

Estreou no pulp WEIRD TALES, com a história A FÊNIX NA ESPADA. Os pulps eram publicações baratas e de histórias cativantes de acesso às camadas populares, numa comparação mais ou menos, tivemos aqui no Brasil, os livros de bolso ( alguém lembra ?) da CEDIBRA, com westerin, espionagem, sexo etc.

Em meados de 1960, suas aventuras foram novamente compiladas num total de 21 contos em novos livros e apartir daí novas histórias foram criadas por LIN CARTER e L. SPRANGUE DeCAMP.

Já na década de 70 a poderosa MARVEL adquiriu os direitos do personagem e lança a revista CONAN, O BÁRBARO, com texto de ROY THOMAS e desenhos de BARRY WINDSOR-SMITH. THOMAS ficou com este título por quase 10 anos. Logo após SMITH, veio a arte magistral de JONH BUSCEMA finalizado por ALFREDO ALCALA.

As capas de CONAN fIzeram muito sucesso mas, vejam só que as desenhavam: FRANK FRAZZETTA, JOE JUSKO, ERAL NOREM, BORIS VALLEJO e ERNIE CHAN.

Aqui entre nós, brasileiros, lembro bem – eu conheci HARTAN (!). Era uma publicação em preto e branco com desenhos de SMITH. Não sei que mania é essa de se mudar os nomes dos personagens! A editora era a GRAÙNA e depois a ROVAL, todas na década de 70.

7 comentários:

Adriano disse...

Show de bola pelaa informações postadas. Sou fã das historias do conan, foi minha primeira revista em quadrinhos e me tornei colecionador e desenhista.
E pra finalizar serei mais um seguidor !

sucesso.

Lancelot disse...

Valeu Adriano, também sou fã do cimério. Grato por seu meu seguidor...

Lance

Ataide Braz disse...

Lance, acho que eles mudavam o nome dos personagens para ficar mais parecidos com o nome de personagem que era sucesso na época. Hartan é parecido com Tarzan. Acredito que deve ser isso.

Lancelot disse...

...é, pode ser mas, lembro que tinha um desenho de um bárbaro meio apocalíptico com um nome semelhante também, não lembro agora...

Rodrigo Nunes disse...

Thundarr, The Barbarian?! É esse?! "UCLAAA! ARIEEEL! VAAAAMOOOOS!"
É inspirado no Conan e no Kamandi, com conceitos do Jack Kirby!

Tem o Hakan, Ka-zar, He-Man, Tarzan, Targo, Tarun, Thundarr... todos com duas sílabas e um som "primitivo retumbante"!

Lancelot disse...

Cara, Thundarr, The Barbarian! Era esse mesmo... E acho que o HAKAN também foi na onda...

Anônimo disse...

pode ser que fosse para escapar dos direitos autorais da Marvel, por isso publicavam com outro nome o Conan.