domingo, 14 de dezembro de 2008

O SONHO NÃO ACABOU...




THE SANDMAN by Lancelot

O Máscara, foi como tomei conhecimento do SANDMAN aqui no Brasil, nas revistas da EBAL e, aqui algumas informações da http://pt.wikipedia.org/:

Sandman (Wesley Dodds) ou Sandman da Era de Ouro é o primeiro personagem da DC Comics a se chamar Sandman. Ele era um membro tradicional da Sociedade da Justiça.

O Sandman da Era de Ouro, Wesley Dodds, era um vigilante mascarado sem superpoderes. Ele usava um sobretudo, chapéu, uma máscara de gás e um arma que dispara gás do sono para sedar os criminosos.
Wesley Dodds também teve sua própria revista pelo selo Vertigo, Sandman Teatro do Mistério. Ele chegou a ter um jovem assistente chamado Sandy, o menino dourado (atualmente Sand da Sociedade da Justiça.)

Outras versões de Sandman se seguiram a essa, mantendo apenas o nome em comum. Sandman fez sua primeira aparição em abril de 1940, na revista Adventure Comics #40. Na época suas aventuras abordavam temas da Segunda Guerra Mundial e seus grandes inimigos era os nazistas. Mas claro que ele também tinha que lutar contra as gangues locais e bandidos de ocasião.

Em 1942, sequindo a tendência da época, Jack Kirby e Joe Simon ( os "pais" do Capitão América) deram a Sandman um uniforme colante e um parceiro: Sandy, o Golden Boy. Ele ganhou também um apito supersônico e suas histórias passaram a ser mais científicas.
Ao longo do tempo, o herói fez parte de duas equipes de heróis, a Sociedade da Justiça e o All-Star Squadron. No Brasil pudemos ver muitas histórias de Wesley Dodds na Sociedade, junto de outros grandes heróis da Era de Ouro da DC.

Sandman (Garret Sanford): era o Sandman da Era de Prata da DC Comics. Em 1974, Sandman ganhou uma segunda identidade: Garret Sanford.
Dessa vez, ele era um cientista que trabalhava numa máquina para monitorar sonhos. Após entrar nos pesadelos do presidente dos EUA para salvá-lo de um coma, descobriu que não podia residir mais de 60 minutos no nosso mundo. Então, passou a viver no Domo dos Sonhos, com seus servos Brute e Glob, e a usar um tipo de tubo ejetor para vir à realidade. Mas Garret Sanford pirou com seus poderes e acabou se suicidando.
Sanderson (Sandy) HawkinsOutros nomes conhecidos: Sandy, o Garoto de OuroPrimeira Aparição: Adventure Comics 69
Sandy Hawkins era o protegido de Wesley Dodds, o Sandman original. Hawkins combateu o crime ao lado de seu mentor como Sandy, o Garoto de Ouro. A
nos atrás, Sandy foi transformado em um monstro de silício enlouquecido quando um experimento de Wesley Dodds deu terrivelmente errado. Após ficar aprisionado durante muitas décadas, Sandy finalmente foi curado e devolvido a sua forma humana. Ao recuperar sua humanidade, Sandy surpreendeu-se por não ter envelhecido durante todos esses anos. Herdeiro da fortuna e do arsenal de Wesley Dodds, Sandy se tornou o líder e financiador da nova Sociedade da Justiça da América, eventualmente alterando seu codinome para Sand (areia).
Infelizmente, a riqueza de Dodds não foi a única herança de Sand. Ao que parece, Sand agora está amaldiçoado com os mesmas pesadelos proféticos que atormentavam Dodds. Talvez, resultado de algum efeito colateral devido ao longo tempo que Sand passou como um monstro. Durante seu aprisionamento, Sand passou 40 anos sonhando. E hoje, após sua transformação, Sand não é mais uma forma de vida de carbono, podendo tornar seu corpo em areia, usando seus poderes das mais surpreendentes formas.

Sandman (Morfeus): misteriosa entidade dos sonhos. Ele possuía uma revista de história em quadrinhos adulta, sucesso de crítica e público. Foi criada por Neil Gaiman em 1988 para o selo Vertigo da Editora DC Comics.
Suas histórias descrevem a vida de Sonho, o governante do Sonhar (o mundo dos sonhos) e sua interação com os homens e outras criaturas.
Sandman é conhecido por vários nomes: Mestre do Sonhos, Lorde Morpheus, Sonho, Kai'ckul, e outros. Isso acontece porque Neil Gaiman costuma mostrar seu personagem em várias épocas e realidades, em que ele é sempre conhecido por maneiras diferentes.

Um comentário:

José Eduardo Bertoncello (JEB) disse...

Olá!
Sou grande fã do Wesley Dodds. Gosto da linhagem de heróis pulp que ele representa, e ele é um herói à altura do Sombra e dos outros Cruzados de Capa. Gostei da matéria, uma homenagem merecida. Sugiro aos que se interessarem que leiam Starman #20 ao #23, com o arco em que Jack Knight encontra Wesley... E o vê como um homem admirável.
Boa vida a todos.