segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CAPITÃO AMÉRICA!






CAPITÃO AMÉRICA (CAPITAIN AMERICA) by Martins
QUADRINHOS DE TODOS OS TEMPOS


Ele nasceu JACOB KURTZBERG em New York City a 28 de agosto de 1917, mais o mundo inteiro o conhece como JACK “KING” KIRBY. Aprendeu a desenhar sozinho desde os 11 anos de idade. Em associação com JOE SIMON, criou, em 1941, o CAPITÃO AMÉRICA, que se tornou o maior sucesso da TIMELY (antigo no da MARVEL).

O CAPITÃO AMÉRICA estreou em março daquele ano, em sua própria revista. Na capa o herói aparecia socando Hitler, que era o símbolo máximo do nazismo.
O CAPITÃO AMÉRICA, é claro, é um herói guerreiro patriótico, como denuncia seu uniforme com as com as cores da bandeira americana. Sua única arma é seu escudo. No início contava com a ajuda do seu parceiro mirim BUCKY BARNES.
O Caveira Vermelho se tornou seu mais terrível inimigo. Com o fim da segunda guerra mundial o CAPITÃO AMÉRICA ficou sem inimigos para enfrentar e sua popularidade foi caindo, desaparecendo suas aventuras em fins de 1949.

Anos depois, finalmente, no número 4 de “THE AVENGERS” o famoso combatente do crime é reintroduzido nas histórias em quadrinhos. Era o retorno do CAPITÃO AMÉRICA, em 1964, desta vez por STAN LEE e JACK KIRBY. Desde então o super-herói se tornou uma lenda das HQs.

JACK KIRBY revolucionou e ditou as regras para as HQs de super-heróis até os dias de hoje. O artista tem a seu crédito inúmeros personagens famosos e de grande importância para a indústria dos quadrinhos.

JACK KIRBY morreu em 6 de fevereiro de 1994 aos 76 anos, já então uma lenda dos quadrinhos de todos os tempos.

Nenhum comentário: