sábado, 13 de setembro de 2008

DIACHO! SHAZAM!




CAPTAIN MARVEL (CAPITÃO MARVEL) by Lancelot

As primeiras aventuras do CAPITÃO MARVEL carregavam uma forte dose de ingenuidade que se manteve mesmo depois que vilões mais tenebrosos foram aparecendo na série.

CAPTAIN MARVEL teve sua primeira aparição no WHIZ COMICS 2, em fevereiro de 1940, criado por C.C. Beck (Artista) e Bill Parker ( Editor e Roterista ), com ajuda de Ralph Daigh. A Partir no número 9, em abril de 1942, o roteiro passou para Otto Binder. Outros roteristas: Rod Reed, Bob Kanigher, Bill Woolfolk, etc. Outros desenhistas: Pete Constanza, Jac Kirby, Morris Weiss, Al Fagaly, Dave Berg, George Tuska, Kurt Schaffenberger, Flamarion Cunha, Raymond Martins, etc.

No Brasil, foi publicado pela primeira vez no GIBI MENSAL numero 34, em outubro de 1943. Sua popularidade foi tão grande que em fevereiro de 1945 também passou a ser publicado no GLOBO JUVENIL MENSAL.

Somente mais tarde é que apareceram juntos, Os Marvel – Família Marvel: Capitão Marvel, Capitão Marvel Jr e Mary Marvel, cuja primeira aparição no Brasil deu-se no GLOBO JUVENIL MENSAL número 86 de março de 1948. As edição, neste tempo tinham 100 páginas. Bons Tempos!

(Informações coletadas do Páginas do Arquivo do Barwinkel e de Manfredo Liszkowski – grandes caras apaixonadas pela Era de Ouro)

Um comentário:

andré disse...

Adoooooooro o seu blog! Continue sempre!!! Para colaborar... O Globo Juvenil Mensal n. 85 já tem a Família Marvel na capa, acho que a estréia foi nesse número e não no 86. Obrigado pelos golden age.