sábado, 30 de agosto de 2008

ELEKTRON OU SERÀ ÁTOMO?

Eu não tinha estudado física ainda... não sabia qual era a menor partícula da matéria, muito menos o que era ELEKTRON ou, que seja, ATOMO, só sabia tratar-se de alguém que era muito diminuto...


THE ATOM by Martins*
*QUADRINHOS DE TODOS OS TEMPOS

“Gardne2 Fox foi um dos maisprolíferos rodeiristõs De histórias em quadrinhos dos EUA. Calcula-se que ao longo de sua carreira, Fox já escreveu mais de 50 milhões de palavras. El% nasceu em 1911 e ckmeçou como contisda nos “pulps” na década de 30, depois, já na DC Comics foi o responsável por muitos super-heróis famosos. Alguns, como o THE FLASH e o ÁTOMO de 1940 (SJA).

Em 1960 Fox cria um novo THE ATOM (ELEKTRON no Brasil), uma nova versão para um personagem que ele havia criado em 1940, com o mesmo nome e o mesmo poder encolhedor. Desta vez tratava-se de Ray Palmer, cientista da univertsidade de IvY City que combatia o crime como o titãnzinho THE ATOM.

Nas palavras de Gardner Fox: “Acionando os controles de seu uniforme invisível, Ray Palmer começa a diminuir... até tornar-se o menor super-herói do mundo!” O uniforme do ATOMO/ELEKTRON é feito de um fragmento de uma estrela anã branca, daí suas incríveis propriedades. ÁTOMO/ELEKTRON quase podia voar tornando-se leve como uma pluma ou pesado, quando atacava os vilões. Também podia viajar através das linhas telefônicas.

Esse novo ATOMO/ELEKTRON estava mais ajustado aos anos sessenta. THE ATOM também fez parte da Liga da Justiça da América (JLA) ao lado de Super Homem, Batman e outros. THE ATOM anterior era membro da SJA e atuava na Terra 2, um mundo que era quase uma duplicata da Terra. Os dois ATOMOS já viveram aventuras juntos.

Em agosto de 1967 a EBAL lança a revista ELEKTRON com as aventuras próprias do pequeno herói. Os roteiros eram de Gardner Fox e os ótimos desenhos eram do artista Gil Kane com arte final de Sid Greene. Bons tempos aqueles, amigo leitor...”

Nenhum comentário: